quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

JOGOS E RECREAÇÃO : A AULA MAIS ESPERADA DA SEMANA.

A CRIANÇADA AMA BRINCAR UMA VEZ POR SEMANA. É O MOMENTO MAIS ESPERADO EM SALA DE AULA.

E QUEM NÃO GOSTA DE  BRINCAR? ????????????????

"BRINCAR  PLANEJADO E LIVRE" NA ESCOLA UMA VEZ POR SEMANA É A SENSAÇÃO DO MOMENTO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARAGOMINAS.
 
Em  2009 foi implantado aulas de Educação física: jogos e recreação nas escolas de Paragominas-Pa.
No início, não foi fácil fazer as crianças brincar  e jogar sendo "monitoradas" a todo tempo por um recreador, pois estavam acostumadas a fazerem isso sozinhas do jeito delas,com regras, mas que não eram cumpridas pelos participantes e causava brigas e desconfortos no convívio escolar
. Era mais reclamações do que brincadeiras, pois tinham o hábito de só brincarem de pular corda, jogar futebol e queimada.
Aqui postarei brincadeiras livres praticadas pelos alunos e planejadas por mim.
" O brincar é fundamental para o ser humano. Deve ser estimulado e reconhecido como um direito e um constante desafio para a melhoria da qualidade de vida de todos, mas principalmente da vida das crianças, despertando, desde cedo, um espírito participativo, de cooperação e solidariedade." Fonte:www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp

QUEM NÃO CONHEÇE PIRA-PEGA? É ! mas esta é diferente
Aqui  esta atividade acontece da seguinte maneira.
  1. coloca-se  bambolês deitados  no chão um perto do outro e amarra para eles não escorregarem.
  2. marca-se o tempo para cada equipe.
  3. Escolhe um aluno   para ser a "pira"
  4.  Separa-se em equipes de 5 alunos
  5. Inicia-se a pira. A pira fica no lado oposto dos alunos e ao apito do recreador a pira corre atrás dos alunos que deverá ser sempre dentro dos espaços dos bambolês.
  6. Cada aluno pego é eliminado da pira.
  7. Se o aluno correr fora dos bambolês também será eliminado da pira
  8. Cada equipe terá o seu vencedor, pois os vencedores serão os alunos que não forem pegos pela pira no tempo determinado.
  9. o pegador  será vencedor se no tempo determinado conseguir eliminar todos.

 OBSERVAÇOES: Podem ser criadas outras regras para esta atividade, seja criativo.

OBJETIVOS:  Ampliar o desenvolvimento da coordenação sensório motora fina e grossa;adquirir uma concentração mais centrada;adquirir e demonstrar habilidades individuais e desenvolvimento da lateralidade.

PIRA-PEGA (2º ANO)



 PIRA-PEGA (3º ANO)


















Nenhum comentário:

Postar um comentário