A CRIANÇADA AMA BRINCAR UMA VEZ POR SEMANA. É O MOMENTO MAIS ESPERADO EM SALA DE AULA.
E QUEM NÃO GOSTA DE BRINCAR? ????????????????
E QUEM NÃO GOSTA DE BRINCAR? ????????????????
"BRINCAR PLANEJADO E LIVRE" NA ESCOLA UMA VEZ POR SEMANA É A SENSAÇÃO DO MOMENTO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARAGOMINAS.
Em 2009 foi implantado aulas de Educação física: jogos e recreação nas escolas de Paragominas-Pa.
No início, não foi fácil fazer as crianças brincar e jogar sendo "monitoradas" a todo tempo por um recreador, pois estavam acostumadas a fazerem isso sozinhas do jeito delas,com regras, mas que não eram cumpridas pelos participantes e causava brigas e desconfortos no convívio escolar. Era mais reclamações do que brincadeiras, pois tinham o hábito de só brincarem de pular corda, jogar futebol e queimada.
Em 2009 foi implantado aulas de Educação física: jogos e recreação nas escolas de Paragominas-Pa.
No início, não foi fácil fazer as crianças brincar e jogar sendo "monitoradas" a todo tempo por um recreador, pois estavam acostumadas a fazerem isso sozinhas do jeito delas,com regras, mas que não eram cumpridas pelos participantes e causava brigas e desconfortos no convívio escolar. Era mais reclamações do que brincadeiras, pois tinham o hábito de só brincarem de pular corda, jogar futebol e queimada.
Aqui postarei brincadeiras livres praticadas pelos alunos e planejadas por mim.
" O brincar é fundamental para o ser humano. Deve ser estimulado e reconhecido como um direito e um constante desafio para a melhoria da qualidade de vida de todos, mas principalmente da vida das crianças, despertando, desde cedo, um espírito participativo, de cooperação e solidariedade." Fonte:www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp
" O brincar é fundamental para o ser humano. Deve ser estimulado e reconhecido como um direito e um constante desafio para a melhoria da qualidade de vida de todos, mas principalmente da vida das crianças, despertando, desde cedo, um espírito participativo, de cooperação e solidariedade." Fonte:www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp
QUEM NÃO CONHEÇE PIRA-PEGA? É ! mas esta é diferente
Aqui esta atividade acontece da seguinte maneira.
- coloca-se bambolês deitados no chão um perto do outro e amarra para eles não escorregarem.
- marca-se o tempo para cada equipe.
- Escolhe um aluno para ser a "pira"
- Separa-se em equipes de 5 alunos
- Inicia-se a pira. A pira fica no lado oposto dos alunos e ao apito do recreador a pira corre atrás dos alunos que deverá ser sempre dentro dos espaços dos bambolês.
- Cada aluno pego é eliminado da pira.
- Se o aluno correr fora dos bambolês também será eliminado da pira
- Cada equipe terá o seu vencedor, pois os vencedores serão os alunos que não forem pegos pela pira no tempo determinado.
- o pegador será vencedor se no tempo determinado conseguir eliminar todos.
OBSERVAÇOES: Podem ser criadas outras regras para esta atividade, seja criativo.
OBJETIVOS: Ampliar o desenvolvimento da coordenação sensório motora fina e grossa;adquirir uma concentração mais centrada;adquirir e demonstrar habilidades individuais e desenvolvimento da lateralidade.
PIRA-PEGA (2º ANO) |
PIRA-PEGA (3º ANO) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário