segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

JOGOS AFRICANOS: SHISIMA, TSORO YEMATATU E LABIRINTO AFRICANO

SHISIMA:ORIGEM AFRICANA-QUÊNIA . SHISIMA NA LINGUA TIRIKI SIGNIFICA "EXTENÇÃO DE ÁGUA" ELES CHAMAM AS PEÇAS DE IMBALAVALI OU  “PULGAS DA’ÁGUAS DEVIDO A RAPIDEZ DA JOGADA, POIS QUANDO MENOS ESPERAMOS O JOGO TERMINA. FAZ-SE O TABULEIRO COMO ESTE A CIMA. ESCOLHE O PRIMEIRO JOGADOR. EM DUPLAS. CADA DUPLA RECEBE TRÊS PEDRINHAS DA MESMA COR. INICIA-SE O JOGO. O PRIMEIRO JOGA A PEDRA EM UMA DAS PULGAS, DEPOIS O OUTRO, E ASSIM EM DIANTE ATÉ   TODAS AS PEÇAS ESTIVEREM NO TABULEIRO. (ENQUANTO COLOCA-SE AS PEÇAS ARMA-SE A JOGADA PARA QUE AS PEÇAS SEJA COLOCADAS NA MESMA DIREÇÃO E O OPOSITOR SEMPRE TENTANDO DESARMAR O OUTRO). SE OCORRER DE UM DOS JOGADORES VENCER A PARTIDA COMEÇA-SE OUTRA JOGADA SE NÃO , PODE MOVIMENTAR UMA PEÇA POR VEZ. SE UM MESMO JOGADOR MOVIMENTAR A PEÇA MAIS DE DUAS VEZES NA MESMA LINHA/DIREÇÃO PERDE A PARTIDA. PARA  VENCER É PRECISO COLOCAR AS 3 PEÇAS DA MESMA COR NUM MESMO ALINHADO.

CONFECCIONANDO O SHISIMA.

SHISIMA FEITO EM PASTA VELHA  SEM USO.(3ª SÉRIE )
TSORO YEMATATU CONFECCIONADO EM PAPELÃO ( 1º ANO )

JOGANDO TSORO YEMATATU ( 2º ANO )

TSORO  YEMATATU: É UM JOGO DE TABULEIRO DE ORIGEM AFRICANA-ZIMBÁBUE. LÁ AS CRINÇAS RISCAM NO CHÃO E USAM PEDRINHAS, SEMENTES, TAMPINHAS. ESTE É QUASE PARECIDO  COM O JOGO DA VELHA. É UM JOGO DE ALINHADOS NO FORMATO TRINAGULAR. COMO VER NO MODELO ACIMA. FORMA-SE DUPLAS E CADA DUPLA DEVE TER EM MÃOS TRÊS PEÇAS DA MESMA COR. ESCOLHE-SE O PRIMEIRO A JOGAR. COMEÇA JOGANDO UMA PEDRA EM UM PONTO, DEPOIS É A VEZ DO OUTRO QUE O MESMO DEVE SEMPRE ARMAR A JOGADA DIFUCULTANDO A JOGADA DO OPOSITOR. DEPOIS QUE TODAS AS PEDRAS ESTIVEREM NO TABULEIRO SEM TER HAVIDO UM GANHADOR, ENTÃO MOVIMENTA-SE UMA PEÇA, DEPOIS O OUTRO SEMPRE EM LINHA RETA. NUNCA PASSAR POR CIMA DA OUTRA. SE MEXER A PEÇA MAIS DE TRÊS VEZES NO MESMO ESPAÇO A JOGADA TERMINA EMPATADA. E COMEÇA OUTRA PARTIDA.


JOGANDO LABIRINTO AFRICANO (2º ANO )



LABIRINTO AFRICANO: ESTE JOGO É DE ORIGEM AFRICANA JOGADO MAIS EM MOÇAMBIQUE. FORMA EM DUPLAS. PÕE UM EM FRENTE DO OUTRO. ENTREGA-SE UMA PEDRINHA PARA A DUPLA E  UMA TAMPINHA DE COR DIFERENTE PARA MARCAR A CASA. O PRIMEIRO JOGADOR ESCONDE A PEDRINHA EM UMA DAS MÃOS E DEPOIS MOSTRA PARA O OPOSITOR DESCOBRIR EM QUE MÃO ESTÁ ESCONDIDA A PEDRINHA. SE ACERTAR ANDA UMA CASA.  E ESCONDE A PEDRINHA. SE NÃO ACERTAR ,QUEM ANDA UMA CASA É QUEM ESCONDEU A PEDRINHA E CONTINUA ESCONDENDO A MESMA. ASSIM EM DIANTE. OBSERVAÇÕES: QUANDO O JOGADOR DESCOBRE ONDE ESTÁ A PEDRINHA ELE ANDA UMA CASA  ESCONDE A PEDRINHA ATÉ O OPOSITOR ACERTAR.. O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE CHEGAR PRIMEIRO NA ÚLTIMA CASA. O LABIRINTO TAMBÉM PODE SER DESENHADO NO CHÃO E JOGAR  SENDO OS JOGADORES AS PEÇAS.
FAZENDO UM LABIRINTO AFRICANO COM PASTAS VELHAS DE PAPELÃO ( 2º ANO ). FAÇA UM LABIRINTO DA FORMA QUE DESEJAR. DEPOIS NUMERE. COMO A CIMA. PEGUE UMA PEDRINHA E INICIA-SE O JOGO. É MUITO DIVERTIDO.

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